
Presente em Belo Horizonte, onde ocorreu o 24° Encontro Nacional de Aposentados, a diretoria da Secretaria responsável pela pasta no Sindprev, Maria Almeida, anunciou que a próxima edição do evento será na Bahia, em 2026. O local ainda não foi definido, mas a programação vai debater aspectos importantes sobre os direitos da categoria.
Valdete Francisca,outra diretora da Secretaria de Aposentados, também participou do encontro em Minas.
Na capital mineira, a iniciativa reuniu representantes de diversas entidades sindicais e de defesa da pessoa idosa para debater políticas públicas voltadas aos aposentados.
Foram discutidos temas como saúde mental, salário digno, reforma da Previdência Social e Administrativa, planejamento financeiro, acesso a tecnologias, planos de saúde, bem-estar, qualidade de vida e atividades culturais.
Na oportunidade, foi aprovada a Carta de Belo Horizonte, documento que reúne propostas e reivindicações e será enviado a entidades e órgãos governamentais, como o Ministério da Gestão e da Inovação, conselhos estaduais e municipais, além da Presidência da República.
Sobre o Enapo
Um encontro de grande relevância voltado para a integração e o fortalecimento do serviço público. O evento reuniu ainda participantes em atividades culturais, debates sobre políticas públicas e momentos de confraternização, promovendo a troca de experiências e o diálogo em defesa da categoria. Com o tema “Valorizando trajetórias, fortalecendo o compromisso com o serviço público”, o Enapo destacou o papel ativo de servidores aposentados e pensionistas na construção de uma administração pública mais justa, democrática e eficiente. A organização ficou a cargo da Asas.