Janeiro é um mês em que muitas pessoas estão mais propensas a traçar metas, tomar decisões e repensar suas vidas para encarar o ano que se inicia. E muitas se vêm em um momento delicado diante deste planejamento. Foi por isso que em 2014 um grupo de psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, criou o “Janeiro Branco” com o objetivo de chamar a atenção para o cuidado da saúde mental, visando incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscar sempre a felicidade e, “como em uma folha em branco, as pessoas podem ser inspiradas a escreverem suas próprias histórias”.

A psicóloga Cristina Rigaud ressalta que este ano ainda está exigindo mais resiliência de todos por conta da pandemia provocada pelo Coronavírus, que traz uma carga emocional muito grande. Rigaud acrescenta que “temos que consultar um profissional que cuida da saúde mental, assim como fazemos com as outras especialidades”. Ela lembra que ainda existe muito estigma em torno deles, mas campanhas como esta contribuem para uma maior conscientização e ajuda a combater estes tabus.

A campanha do “Janeiro Branco” deste ano é um “Pacto pela saúde mental: todo cuidado conta”. A partir daí, eles desenvolvem a ação lembrando que “em casa ou nas ruas, no trânsito ou nas empresas, nas igrejas ou no interior de nossas casas: onde há gente, há necessidade de cuidados com a saúde mental”.

Partindo deste princípio, cada um se pergunte como está cuidando da sua saúde e como pode ser feito para cuidar da saúde mental da coletividade, dos espaços que cada um frequenta.

Sineia Coelho

DRT/BA 3135