Com o tema “Um outro mundo é possível pós Covid 19”, a 20ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) segue até o próximo domingo (31), com a participação do Sindprev Bahia através das suas diretoras Lucivaldina Brito, Lindalva de Jesus e Alindaí Pereira.

Este ano, o evento que seria realizado no México, teve que ser mudado para o modo virtual para evitar aglomerações em função da pandemia provocada pelo Coronavírus. No entanto, quem quiser acompanhar é só acessar as páginas do Fórum Social Mundial no Facebook e também no Youtube, bem como nas páginas das entidades parceiras.

O evento é marcado pela comemoração dos 20 anos do Fórum Social Mundial, e traz uma programação com foco na mobilização global contra o sistema opressor e no fortalecimento das denúncias das injustiças sociais. Na programação, debates sobre diversas questões importantes como: justiça econômica, desarmamento universal, transformação social e ambiental, respeito à diversidade, democracia, violação de meninas e adolescentes, feminicídio, combate ao racismo, luta pela sobrevivência dos povos indígenas, enfrentamento às pandemias, entre outros.

A CUT montou uma agenda de eventos, dentro do FSM Virtual 2021- a TENDA SINDICAL INTERNACIONAL, onde acontecem debates sobre temas que incluem a Luta Sindical pela Paz na América Latina , Um Novo Contrato Social, Como Sair da Crise e Transição Justa, por Justiça Social e Climática.

A diretora Lucivaldina Brito, que também é secretária de Mulheres na CUT Bahia, falou da importância do Fórum Social Mundial frente ao fortalecimento das lutas fundamentais por uma sociedade mais justa, destacando as atividades que tratam da urgência no enfrentamento da crescente situação de violência contra mulheres no mundo, bem como do crescimento da violação de crianças.

Sineia Coelho

DRT/BA 3135