No primeiro dia de mesas e discussões do VIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado da Bahia (Sindprev), realizado nesta quinta-feira (29), foram abordados os temas: Aposentados da Nova Era, Conjuntura Nacional e Internacional, Reforma Administrativa e Ações Jurídicas. Após as apresentações, os espaços foram abertos para falas dos (as) delegados (as), aposentados e aposentadas presentes.
A primeira discussão do evento, teve como tema “Aposentados na Nova Era” e abordou a luta pela concretização de políticas públicas em favor de aposentados e pensionistas. Para além disso, a inserção dos idosos e idosas na era digital e no acesso às informações para a busca dos seus direitos, a exemplo da cartilha dos direitos dos Idosos, que trata sobre o estatuto do idoso e as leis que os asseguram. A condução foi feita pelas diretoras da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, Valdete Francisca da Silva Correia e Maria Almeida Sousa.
A análise da conjuntura política teve as contribuições das diretoras das Secretarias de Politicas Sociais, Lucivaldina Brito da Boa Morte, e da Regional Sudoeste, Yone Chaves, bem como do cientista político e presidente do PT em Salvador, Ademario Costa. A estrutura qualificada de organização do Sindprev foi destaque dessa discussão, que também teve uma avaliação de Costa analisando a conjuntura política desde 2013, no Governo Dilma, até os dias atuais. Ademario também salientou sobre a necessidade do “olhar de classe” e organização das mobilizações sociais, para que se tenha um resultado positivo nas eleições de 2022, com o Fora Bolsonaro e o retorno de Lula.
As Ações Judiciais foram tema de diálogo da mesa composta pelos diretores do Sindprev, Edivaldo Santana Santa Rita, Silvana Lobo e Jorge Oliveira. O representante da CNTSS/CUT, Raimundo Cintra, também trouxe contribuições para a discussão, que pautou o trabalho realizado pelo Sindicato em favor da continuidade nas ações antigas e resolução das novas, além do fortalecimento desta pasta, com o apoio da equipe formada para atender as demandas jurídicas.
O assessor e consultor de entidades sindicais, Vladimir Neponuceno, fez parte da mesa, juntamente com os diretores do Sindprev, Benedito dos Santos, Meyreane Rezende, José Luiz Coutinho e Edson Conceição, e explanou sobre a Reforma Administrativa (PEC 32), projeto que representa os desmontes das estruturas de estado, privatização dos serviços públicos, com a precarização da saúde, e a consequente perda em massa de empregos.