O desafio das mulheres na atualidade e a prevenção à Saúde com qualidade de vida foram temas em destaque do último dia do VIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado da Bahia (Sindprev), realizado nesta sexta-feira (30). Após as discussões, o espaço foi aberto para falas de delegados (as) e participantes presentes.

A primeira mesa de debates da manhã tratou sobre mulheres na atualidade e contou com a participação de Lucivaldina Brito da Boa Morte, secretária de Mulheres da CUT; Maria Madalena Firmo, presidente da CUT; Maria Aparecida Godoi, presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio Econômico (DIEESE); Felícia Sacramento, diretora da Secretaria de Políticas Sociais;

Maria Lúcia Eloy, CNTSS e Gicélia Boto, filiada.

A trajetória de lutas para conquistas dos espaços de trabalho e poder pelas mulheres, teve uma fala em destaque da presidente da CUT, para o trabalho que precisar ser feito em favor do crescimento das mulheres nos espaços sindicais. Ela contextualizou os desafios enfrentados e dos avanços, desde o dia da conquista das mulheres ao voto, em 1932, até os dias atuais, onde ainda é preciso lutar para alcançar a paridade nos espaços e o empoderamento feminino.

A presidente do DIEESE apresentou dados de 2020, que evidenciaram as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam e precisam lutar para atravessar os desafios em busca da  conquista do lugar de igualdade entre os espaços, e no contexto atual da pandemia. Dados sobre desemprego apontam que a taxa de desocupação é maior entre as mulheres, com 13,1%, em comparação aos homens, que chega a 10%. Os estudos indicam que as mulheres ganham 22% a menos que os homens e a maioria delas são negras. A violência contra as mulheres e a vulnerabilidade, neste período de pandemia, também foi destaque da apresentação, que evidenciou a necessidade de inserção das na atuação e participação na política e espaços de poder.

O diretor da Secretaria de Administração e Finanças do Sindprev-BA, Valdemir Medeiros; o deputado federal, Jorge Solla; a fisioterapeuta e gestora da Clínica de Prevenção à Saúde do Sindprev, Luana Grazielle Saldanha; e os diretores Adilson Barbosa, e Carlos Pereira, adjunto, respectivamente, fizeram parte da mesa de debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), seguridade social e qualidade de vida.

O histórico de participação do SUS na vida dos trabalhadores e trabalhadoras foi ponto discutido pelos integrantes da mesa, com destaque para a luta sindical em favor do fortalecimento do Sistema. Além disso, o trabalho do Sindprev foi sinalizado como agente de contribuição para melhoria da qualidade de vida dos associados e associadas. Uma Clínica de Prevenção do Trabalhador foi construída e atualmente realiza mais de 400 atendimentos.