Servidores públicos da União, Estado e Município protestaram, na manhã desta quinta-feira(28), na Praça da Piedade, em Salvador, contra o projeto de Reforma Administrativa do Governo Federal. Uma ação coordenada pelo Sindprev, que contou com a participação de integrantes de outros sindicatos e o Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, garantiu a distribuição de mil kits de café da manhã e folhetos para a população denunciando os impactos negativos da PEC 32.

Dentre os principais prejuízos destacados pela categoria estão o fim do concurso público, a terceirização nas atividades essenciais, o fim da estabilidade do servidor e a precarização da mão de obra.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, Edivaldo Santa Rita disse que o servidor não tem nada a comemorar e defendeu que os trabalhadores aumentem a pressão sobre os parlamentares baianos acerca dos prejuízos que serão causados pela PEC 32, que é a Reforma Administrativa.

Para Valdemir Medeiros, diretor financeiro doSindprev-BA, a Reforma Administrativa trará um impacto negativo significativo para a sociedade, sobretudo em setores como Saúde e Educação, que poderão ficar cada vez mais restritos. “Hoje temos unidades clínicas e escolas em áreas periféricas e cidades do interior e, com a PEC 32, haverá uma escassez desses serviços”, disse.

Já Raimundo Cintra defendeu um outro tipo de Reforma, que contemple o serviço público, melhorando as condições de trabalho, garantindo direitos como a estabilidade do servidor, além de salários justos e modernização da máquina do Estado, com investimentos estruturantes. “Criou-se uma falsa ideia de que o serviço público no Brasil tem excesso de funcionários. Estamos com bem menos efetivo que em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal”, afirmou.