“São Salvador. Bahia de São Salvador. A terra do Nosso Senhor. Do Nosso Senhor do Bonfim”. A primeira capital do Brasil respira história, cultura, arte e belezas naturais. Por isso mesmo,  Salvador é cantada e contada em versos e prosas por músicos, poetas, escritores e artistas em geral. Sua riqueza cultural transcende as fronteiras do estado e é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua rica produção seja na música, no teatro, na capoeira, no carnaval, dentre outros.

E hoje, aos 473 anos, o Sindprev Bahia parabeniza esta capital cheia de história, mas que ainda traz em seu histórico algumas contradições, como ser a cidade mais negra fora da África e mesmo assim ser necessárias muitas lutas para ocupar espaços e ter igualdade salarial entre brancos e negros. É necessário um combate efetivo do racismo.

E o Sindprev Bahia, que fica localizado no coração de Salvador, nunca foge à luta e está sempre atento a estas distorções, acionando seus filiados e associados para, juntos, contribuírem com uma cidade mais digna. Um exemplo é a CUT Cidadã, da qual o Sindprev está ligado, que vai aos bairros para saber suas necessidades e acionar os órgãos competentes e também levar alimento, resultado de suas campanhas de arredação.

Nesta luta diária, o Sindprev não apenas busca atender os anseios dos servidores públicos  e seus associados, mas também luta para que os cidadãos possam ter seus direitos resguardados, indo às ruas de Salvador para pedir vacina já para todos, como ocorreu no início da pandemia, quando o governo federal negligenciou uma das principais formas de combater o Covid 19. O Sindprev também toma as ruas da capital para impedir desmandos com a Reforma Administrativa que vai impactar negativamente na vida de toda a população  brasileira, dentre outras ações realizadas constantemente pelo sindicato, sempre visando o bem da coletividade.

História: Em 29 de março de 1549 chegam, pela Ponta do Padrão, na Barra, Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens de D. João III de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasce assim a cidade de Salvador: já cidade, já capital, sem nunca ter sido província. Todos os donatários das capitanias hereditárias eram submetidos à autoridade do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. No local de desembarque, na Praia do Porto da Barra, está o “Marco da Fundação da Cidade”. Fonte Wikipedia