Nesta quarta-feira (9), deu-se o marco inicial do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores das Fundações Pública e/ou Privada Do Estado da Bahia  (SINTRAFUNDAPP-BA). A entidade atenderá múltiplas categorias que atuam nestas instituições e será dirigida pelo psicólogo Antônio Marcos Sampaio. A articulação e organização do novo sindicato  se deu através dos diretores do Sindprev Bahia, que sentiram a necessidade de um instumento que reunisse trabalhares e trabalhadoras das fundações.

Na ocasião, o presidente recém-empossado, Antônio Marcos, destacou a atuação efetiva do Sindprev no sentido de fortalecimento e legalização dos sindicatos e a luta constante pelos direitos dos trabalhadores. Ele destacou que os desafios à frente de uma instituição dessa natureza são muitos, mas acrescentou que vai contar com toda a diretoria “que tomou  posse, hoje,  junto comigo, para fazermos um trabalho que unifique e fortaleça estes profissionais”.

O diretor do Sindrev,  Valdemir Medeiros,  explica que a ideia é que as pessoas sintam-se livres para participar do novo sindicato, independente da atividade que exerce. “Pretendemos garantir a autonomia dos trabalhadores e cuidar melhor dos seus interesses. Seguiremos o modelo do SINDPREV que é um sindicato bem sucedido em suas lutas. Vamos agregar os profissionais de todas as categorias que integram as fundações”, disse.

Medeiros ainda acrescentou que a luta dos sindicatos não se restringe a seus associados, mas ressalta que suas conquistas contemplam a todos. Como exemplo, ele cita a atuação frente à conquista do piso salarial dos profissionais de enfermagem, “em que todos terão direito ao piso, independente de ser sindicalizado”.

Já o coordenador do Sindprev, Edivaldo Santa Rita,  destacou que o sindicato  tem  trabalhado com o objetivo de fortalecer a categoria previdenciária, além de dar suporte para  outros profissionais, como a criação desta instituição sindical, que vai abrigar trabalhadores das Fundações.

Lucivaldina Brito, que é diretora do Sindprev e da secretaria de Mulheres da CUT, parabenizou a iniciativa, e destacou a importância dos sindicatos, afirmando que estas instituições são instrumentos de luta dos trabalhadores.