Após assembleias realizadas entre os dias 21 e 26 de junho, profissionais da área de enfermagem decidiram paralisar as atividades por 48 horas – na próxima quinta (29) e sexta-feira (30). A categoria reivindica pagamento do novo piso salarial de R$ 4.750. Eles também irão a Brasília para participar de ato nacional em defesa do cumprimento da lei que estabelece o valor mínimo de remuneração.

De acordo com os dirigentes sindicais que representam a categoria, a mobilização é nacional. Em Salvador, os atos serão realizados em frente a unidades de saúde.

Na quarta, a partir das 6h, os trabalhadores vão se concentrar no Hospital Santo Amaro e no Cárdio Pulmonar e, na sexta, no Português e no Tereza Lisieux.

Os enfermeiros e enfermeiras, técnicos (as) e auxiliares também vão marcar presença no 2 de Julho, quando o presidente Lula deve estar na capital baiana.

A representante Fórum Nacionap das Entidades de Saúde, da CUT e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV), Alindaí Santana, faz parte do movimento que reivindica o pagamento do piso salarial. Na última semana, ela participou de live com representantes da enfermagem e reforçou a importância da categoria. “Muitas pessoas precisam de até três empregos para complementar a renda. Com o pagamento do piso, que representa o cumprimento da lei, a gente espera a correção desta distorção”, avalia.

”O objetivo é que o piso salarial da enfermagem, que foi aprovado em 4 de agosto de 2022, possa chegar ao bolso dos trabalhadores na íntegra”, justifica o diretor de comunicação do SinSaúde Rede Privada, Adauto Silva.

Após a paralisação, será realizada nova assembleia para avaliação do movimento.

Funcionamento

De acordo com a programação da entidade sindical, o atendimento a renais crônicos e urgência e emergência será mantido. Entretanto, o percentual do efetivo de trabalhadores nas unidades durante os dias 29 e 30 será o seguinte: