Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) se reuniram, nesta semana, com a gerente regional da Previdência na Bahia, Léa Bressy. Participaram do encontro, além de Léa, o coordenador do Sindprev, Edivaldo Santa Rita e o dirigente da CNTSS, Raimundo Cintra.

Na pauta, os dirigentes sindicais colocaram a necessidade da criação de uma nova superintendência que possa atender a Bahia e estados como Sergipe e Alagoas. Segundo Santa Rita e Cintra, a atual configuração centraliza as demandas em Recife e não contemplam as demandas dos territórios dos estados que ficam geograficamente mais distante de Pernambuco.

O Sindprev e a CNTSS pediram agilidade na manutenção e reforma dos prédios do INSS, que estão com a estrutura defasada, necessitando de novos projetos de climatização, iluminação, dentre outros serviços. Santa Rita e Cintra também pontuaram que as entidades de classe estão com projetos na área de habitação para os servidores e apontaram a necessidade de convocação de mais candidatos do último concurso da Previdência Social. “O próprio ministro Carlos Luppi se comprometeu em reduzir a fila do INSS e isso só será possível com o reforço no efetivo de servidores concursados”, avalia o coordenador do Sindprev.

Eles ressaltaram ainda a receptividade da gerente regional Léa Bressy e acreditam que as demandas podem ser resolvidas no médio prazo.