O Sindprev realizou, nesta quarta-feira (25), atividade para discutir a importância da valorização da vida e os cuidados com a saúde mental, sobretudo de idosos e dos profissionais no ambiente de trabalho. O encontro foi organizado pela Secretaria de Saúde do Trabalhador, em parceria com a Fisio Clínica, ASSAUDE, Afoshclass e AVB Advogados.

A principal palestrante foi a psicóloga Carina Mascarenhas, que abordou as questões relacionadas ao suicídio e as doenças que o potencializam, a exemplo da ansiedade, da depressão, “precisa olhar para estes sintomas das pessoas que estão ao nosso redor, pois o suicídio no Brasil aumentou  35%, sendo que uma boa parcela  são jovens, com idades entre 15 e 29 anos.”

Ela ainda acrescentou que o suicídio é mais frequente nos homens (2 a 4 vezes a mais que nas mulheres).  Com relação aos jovens, ela orientou a observa-los de perto, pois está ocorrendo também a automutilação, dentre outros sinais de alerta que devem ser levados em consideração.

Ainda de acordo com Carina Magalhães,  é importante a pessoa desenvolver os sentidos e  se voltar para si para encontrar as saídas, e não se furtar de pedir ajuda, buscar um profissional. E ainda salientou que nestes lugares de convivência, estes trabalhos realizados no Sindicato são muito importantes.

Maria Campos, terapeuta comunitária,  que dá apoio ao Sindiprev, promovendo as rodas  integrativas,  onde todas as pessoas são consideradas aptas a ensinar e a aprender,  independente de idade e cultura, disse que a técnica também contribui para a promoção de uma melhor qualidade de vida, pois estabelecem relações e trocas de saberes.

Na oportunidade o coordenador do Sindprev, Edvaldo Santa Rita falou da preocupação em proporcionar ações e atividades que visam acolher seus integrantes.

Presente ao evento, Raimundo Cintra, da CNTSS destacou a importância da Afoshclass para que os associados e afiliados do sindicato possam ter esse conjunto de serviços como a clínica, o pilates, dentre outros, que não seria possível só através do Sindicato, considerando o teor da sua atividade.

O que foi reforçado por Luana Saldanha, diretora da Fisioclínica de Prevenção à Saúde, local que busca proporcionar a prevenção à saúde, a tratar o ser humano de forma integral, oferecendo pilates, oferecendo serviços médicos, de nutrição, de odontologia, psicologia, alertando que não há motivo de preconceito ao buscar um psicólogo, que as pessoas devem encarar com naturalidade.

Na ocasião, Valdemir Medeiros, diretor do Sindprev, falou do projeto de acolhimento que está sendo construído ao lado do clube, em Abrantes, com vistas a receber os idosos do sindicato que venham a precisar.

Maria Almeida e Valdete Francisca, falaram das ações promovidas pela secretaria dos idosos, com vistas a atender as demandas dessa categoria, maioria das pessoas que compõe o sindicato, oferecendo   diversas atividades para que haja integração constante, inclusive incentivando a construção do espaço de acolhimento.

Alindai Santana, trouxe sua experiência de convivência diária dentro de um hospital, falando do adoecimento dos profissionais que atuam na área.

Já a diretora Lindalva de Jesus, falou da importância de falar sobre o tema  e “tirar este estigma que ainda existe em torno do assunto. Devemos abraçar, acolher o outro”.

Lucivaldina Brito falou das atividades oferecidas pelo Sindprev ao longo do ano, voltadas para os seus associados como o coral, a aula de zumba, que visam cuidar dos integrantes dos sindicato. “E acaba sendo uma terapia, pois distenciona os problemas de casa e acaba sendo um ‘tratamento’ também”.