
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, reuniu milhares de participantes de todo o país nesta terça-feira (30), consolidando-se como um espaço de mobilização e de formulação de propostas em defesa da igualdade de gênero e da democracia.
Entre as vozes que marcaram presença esteve a coordenadora do Sindprev e secretária de Mulheres da CUT, Lucivaldina Brito, que destacou a importância da participação ativa das trabalhadoras e da luta sindical na construção de políticas públicas inclusivas.
No evento, as delegadas apresentaram reivindicações como a redução da jornada de trabalho sem corte de salários, o fim da escala 6×1, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, além da exigência de justiça contra os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado no Brasil.
Lucivaldina ressaltou a relevância do encontro:
“Obrigada a toda direção pela oportunidade de estar neste espaço representando o Sindprev-BA, junto com a companheira Antonieta Rosalina e a nossa central, na qualidade de secretária de Mulheres. Foi uma oportunidade de trazer e discutir propostas pertinentes à vida das mulheres, visando acabar com a desigualdade de gênero, a discriminação, a violência em geral, o racismo, e, enfim, conquistar o que nos é de direito em todos os espaços de poder e decisão, bem como respeito e dignidade nesta sociedade machista, fascista, misógina e golpista. Nesta Conferência, tivemos a participação, na abertura, do presidente da República, de várias ministras e do governador Jerônimo Rodrigues. Foi uma Conferência muito representativa de mulheres do campo e da cidade e de suas diversidades.”
A conferência evidenciou a diversidade e a força política das mulheres brasileiras, reafirmando o compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.